RETIRO QUARESMAL – Vigésimo Dia (Quinta-feira – 3º Semana da Quaresma)

«Quem não junta comigo, disperse» (Mt 11, 23b).

Texto Bíblico:  Lucas 11,14-23

Quando não há nada num coração, que não pertença totalmente a Nosso Senhor, porque este coração mesmo se deu com os seus afetos e os seus desejos, Nosso Senhor mesmo é o Forte armado, que guarda o seu bem com um cuidado ciumento.
Em resumo, é preciso ver neste Evangelho um convite a velar pelos interesses da nossa alma. É preciso fazê-lo com solicitude, armando-nos com armas tão poderosas que nenhuma outra possa sobre ela triunfar. Não é preciso, portanto, colocar a própria confiança na própria virtude passada, na própria energia. A concupiscência e o demônio têm facilmente razão sobre estas armas que derivam da confiança em si mesmo e do orgulho. A graça é a muralha inexpugnável entre todas e não se entra na praça-forte senão pelas intenções sobrenaturais e a vida em Nosso Senhor, na submissão aos nossos superiores, às nossas regras, a toda a vontade divina. A união a Nosso Senhor é acrescida pelo laço da afeição. Quando uma alma se deu sem reservas ao Coração de Jesus, a sua causa torna-se a de Nosso Senhor. Quanto mais o dom de si mesmo for completo e generoso, mais assegura este socorro poderoso contra o qual vêm quebrar-se as paixões e os embustes do inimigo.
“Quem não está comigo é contra mim e quem não recolhe comigo dispersa”

Oração:
Senhor Jesus, enche-nos de consolação sabemos que és o mais forte, e que, Contigo, não há dificuldade ou provação que mão possamos vencer. Diante de Ti, o Demônio não passa de um pobre diabo, e o mundo é vencido, porque Tu o venceste. Vem a nós na tua palavra poderosa; vem a nós na Eucaristia, pão dos fortes. Faz em nós a tua morada e fica conosco, Senhor. Que jamais nos separemos de Ti! E a vitória é certa. Amém..