ORAÇÃO DE CADA DIA – “vós sois as testemunhas de todas estas coisas”

EVANGELHO – Lc 24,35-48
Jesus lembra aos discípulos: “vós sois as testemunhas de todas estas coisas”. Isto significa, apenas, que os cristãos devem ir contar a todos os homens, com lindas palavras, com raciocínios lógicos e inatacáveis que Jesus ressuscitou e está vivo? O testemunho que Cristo nos pede passa, mais do que pelas palavras, pelos nossos gestos. Jesus vem, hoje, ao encontro dos homens e oferece-lhes a salvação através dos nossos gestos de acolhimento, de partilha, de serviço, de amor sem limites. São esses gestos que testemunham, diante dos nossos irmãos, que Cristo está vivo e que Ele continua a sua obra de libertação dos homens e do mundo.
Na catequese que Lucas apresenta, Jesus ressuscitado confia aos discípulos a missão de anunciar “em seu nome o arrependimento e o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém”. Continuando a obra de Jesus, a missão dos discípulos é eliminar da vida dos homens tudo aquilo que é “o pecado”, o egoísmo, o orgulho, o ódio, a violência e propor aos homens uma dinâmica de vida nova.
“… julgavam ver um espírito.“ Julgamos sempre algo. Perante qualquer situação, temos sempre um juízo, temos quase sempre opinião. E o juízo dispara de imediato … baseado na minha experiência. “Olhai … porém, vede!”. Sendo inevitável ter juízos, procuro fazê-los à luz do que me foi revelado?
“… era necessário que se cumprisse tudo …” A necessidade de cumprir, de dar crédito ao Antigo Testamento. Jesus, reconhecido na Missão de nos abrir o entendimento. Ler não é entender. Procuro formar a minha consciência, para melhor entender o que leio?
“Vós sois as testemunhas …” A Boa Nova é para todos os povos. E eu, que a leio, já tenho experiência de viver em Igreja que me faz testemunha da Boa Nova. Como estou a actuar como testemunha vivencial, na construção do Reino de Deus, aqui e agora?